RESERVA DO ARVOREDO CONTINUA PRESERVADA

 

No início de Abril, um grupo de instrutores da NAUI, capitaneados pelo Trainer Representative NAUI Mercosul, Alvanir “Jornada” Oliveira foram convidados pelo CEPSUL/ICMBIO a integrar a equipe do mesmo em uma operação de mergulho científico na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. O Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (CEPSUL) é um Centro Especializado do ICMBio vinculado à Diretoria de Biodiversidade (DIBIO).

O Diretor do CEPSUL, Luis Fernando , fez o convite para a equipe NAUI que trabalhou no Projeto de Recifes Artificiais de Rio das Ostras/COPPE / PETROBRAS, participar de atividade de fiscalização e ao mesmo tempo treinar a tripulação em mergulho com equipamento Scuba.

Sua área de atuação abrange o litoral dos estados do RS, SC, PR, SP, RJ e ES. Desenvolve estudos, pesquisas e ações nas seguintes áreas de conhecimento: Biologia, Oceanografia e Engenharia de Pesca. Promove reuniões de Ordenamento Pesqueiro vinculadas ao trabalho de Educação Ambiental junto aos usuários dos recursos e dá apoio à fiscalização da pesca.
SOLONCY MOURA NAUI- CEPSUL   cep sul IBAMA , lancha de apoio NAUI  pesca irregular cep sul RESERVA ARVOREDO
As Ilhas do Arvoredo, ou simplesmente Ilha do Arvoredo, localizam-se no Oceano Atlântico, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. Com uma área total de duzentos e setenta hectares, a profundidade no seu entorno mantém-se entre três e quarenta metros, sendo o fundo constituído principalmente por rochas e areia. Integra a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é constituída pelas ilhas de Galés, Arvoredo e Deserta e pelo Calhau de São Pedro.

Encontra-se no litoral do estado brasileiro de Santa Catarina, a oeste da baía de Zimbros e ao norte da Ilha de Santa Catarina, onde está situada parte do município de Florianópolis. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo possui 17.600 ha e foi criada pelo decreto n.º: 99.142 de 12.03.1990.
curso naui, CEPSUL , mergulho científico  mergulho cientifico, cep sul, reserva arvoredo NAUI
As ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo foram um destino tradicional de mergulho recreativo no sul do Brasil desde a década de 1980. A partir de 2000, a Reserva foi fechada para o mergulho recreativo por determinação da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC e as operadoras de mergulho passaram a restringir sua atuação ao sul da Ilha do Arvoredo, que não faz parte da Reserva Biológica. Existem saídas regulares de operadoras de mergulho partindo de Florianópolis e Bombinhas.
Ouriço satélite, NAUI JORNADA SUB  ctenoforo NAUI jornadasub  Cherne  NAUI JORNADASUB

Durante a operação de mergulho científico que contará com a presença de três instrutores NAUI para realizar as atividades de medições, fotografia e filmagem sub, os integrantes do CEPSUL receberão treinamento específico ministrado pela NAUI. É importante ressaltar também, que a UNIVALI e a operadora Acquanauta Floripa estão fornecendo todo o suporte necessário ao bom andamento da operação, nosso muito obrigado antecipadamente a eles.

Equipe NAUI Oswaldo Monteiro Del Cima , Marcos Pedreira Silva e Alvanir S. Oliveira "Jornada"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornada Sub Mergulho
Av. Pedro Blanco da Silva, 665 - Jundiaí - SP
Fone: (11) 4586-5051 
jornadasub@jornadasub.com.br

Fotos meramente ilustrativas

Direitos Reservados 2010 - 4Link E-Commerce