MASTER SCUBA DIVER
NAUITEC; master scuba diver; JORNADA SUB; ALVANIR; NAUI; SEGURANÇA NO MERGULHO; melhores mergulhadores naui;master scuba diver: jornadasub: alvanir: melhores mergulhadores  naui;master scuba diver: jornadasub: alvanir: melhores mergulhadores
Fazendo parte da educação continuada da NAUI esse curso é para mergulhadores que pretendem aumentar o entendimento e aproveitar melhor o mergulho autônomo. Ênfase na participação do aluno e nas aplicações práticas do conhecimento em mergulhos em águas abertas, logo após discussão dos assuntos em sala de aula.

É um curso excelente e indispensável para quem deseja seguir a carreira de líder de mergulho. Alguns assuntos são revisão e ampliação dos conhecimentos de cursos anteriores. Cada tema é uma progressão de estudo, mas não necessariamente um currículo fechado a ser estudado. Entretanto, os instrutores vão determinar objetivos de desempenho relacionados às atividades de alguns tipos de mergulho, por exemplo, uma navegação com curso recíproco com erro máximo de 3m de distância do ponto de saída e chegada.

O curso pode ser dividido e realizado em seções, com ajuda do livro de registro do mergulhador, que deve ser assinado após cada atividade realizada com sucesso.

Os alunos graduados com sucesso estarão capacitados para mergulhar em águas abertas sem supervisão em atividades e locais similares aos do treinamento.

PRÉ-REQUISITOS PARA ENTRAR NO CURSO

Certificação de Mergulhador – Certificação de Mergulhador Autônomo Avançado NAUI ou equivalente. O instrutor deve atentar para se o candidato possui os conhecimentos e habilidades adequadas para o curso. O currículo e as habilidades de outros cursos da NAUI devem ser utilizados para melhorar e avaliar os conhecimentos e proficiência do candidato.

Mergulhos em Águas Abertas – O número mínimo de mergulhos é 8 (oito). O limite é de 4 (quatro) mergulhos por dia. Se mais que 3 (três) mergulhos forem planejados em um único dia considerar os seguintes fatores do aluno: conforto físico e mental, motivação, prontidão para aprender e ser avaliado, nível de nitrogênio residual, nível de hidratação, e também condições do ambiente, planejamento do mergulho, ou seja, intervalos de superfície, voar ou ir para altitude após mergulho. Apenas um mergulho livre pode ser contado para os 8 (oito) mergulhos em águas abertas.

HABILIDADES REQUERIDAS
Habilidades requeridas devem ser dirigidas às atividades específicas e o nível de exigência deve ser maior do que em outros cursos anteriores. As considerações seguintes devem ser utilizadas para determinar os mergulhos com suas respectivas habilidades requeridas:

 Pontos de Mergulho. A maior variedade possível de condições deve ser empregada, como: mergulho da praia, embarcado, de um píer, em lago, em mar, rio, represa, com ondas ou em correnteza, floresta de kelps, fundo de coral, de areia, naufrágio, rocha, lama e etc.

 Mergulhos. Atividades de mergulho em águas abertas devem seguir de forma mais próxima da preparação acadêmica nos temas e que incluam os mergulhos abaixo. Os tópicos representam os cinco mergulhos obrigatórios de um mínimo de oito mergulhos. Os outros três mergulhos remanescentes devem ser planejados em função da escolha de uma lista de mergulhos eletivos ou tópicos de interesse. Os assuntos podem se combinar ou se repetir para se alcançar o total de oito mergulhos.

Mergulhos Obrigatórios
Procedimentos de Resgate e de Emergência
Mergulho Profundo / Descompressão Simulada
Mergulho Noturno ou Visibilidade Restrita
Busca e Recuperação / Pequenos Salvamentos

Mergulhos Eletivos
Mergulho Livre
Revisão das Habilidades Básicas da NAUI
Estudo / Inspeção do Meio Ambiente
Consumo de Ar (aplicação prática)
Mergulho Embarcado
Mergulho da Praia
Caça e Coleta
Interesse Específico...

REQUERIMENTOS ACADÊMICOS
Ciências Aplicadas – Essa área é uma revisão e continuação da matéria dos cursos de Mergulhador Autônomo Básico e Avançado da NAUI. Inclui física, fisiologia, aspectos médicos e saúde. Ênfase nos temas que envolvam habilidades e tarefas de controle de flutuação, mudanças de pressão, consumo de ar e limitações pessoais.

Equipamentos de Mergulho – Revisar e expandir conhecimentos sobre os cuidados com os equipamentos de mergulho, funcionamento detalhado de alguns equipamentos, acessórios e equipamentos especiais e suas aplicações, os equipamentos adicionais usados no Curso de Mergulhador Autônomo Master. Incluir informações técnicas sobre os mecanismos dos equipamentos de mergulho autônomo.

Riscos do Mergulho – Explanar sobre procedimentos de emergência, resgate e primeiros socorros aplicados ao mergulho em águas abertas.Comunicação e navegação subaquática, meio ambiente, planejamento do mergulho e medidas de segurança, incluindo os benefícios do uso do oxigênio em alguns acidentes de mergulho. Primeiros socorros com definição, tipos, causas, prevenção, sinais e sintomas e cuidados para choques, mordidas, envenenamento, pré-afogamento, ataques cardíacos, fraturas, queimaduras, problemas com calor, hipotermia, acidentes por hiperdistensão pulmonar, doença descompressiva e enjôo marítimo.

Treinamento em resgate deve conduzido para o reconhecimento e a prevenção dos problemas, pânico, auto-resgate, assistência e reboque de um mergulhador, recuperação e resgate em águas abertas, orientação para uma ressuscitação cardio-respiratória.

Ambiente do Mergulho – Orientação para a apreciação e entendimento dos aspectos físicos e biológicos do ambiente aonde é conduzido os mergulhos de águas abertas. Temas como identificação de plantas e animais, relações entre seres marinhos, regulamentação de usos, conservação ambiental, poluição e preservação, movimentação de água e características, condições da praia, do fundo e da superfície e locais de mergulho.

Navegação Subaquática – Fornecer aos alunos as habilidades necessárias para usar a bússola e navegar com o auxílio de elementos naturais para: estabelecer posição relativa, nadar em direções e distâncias preestabelecidas e permitir voltar ao ponto original, tanto sob a água como na superfície.

Mergulho com Visibilidade Restrita – Preparar o aluno para mergulhar com segurança em águas turvas ou mergulho noturno. Incluir os temas: problemas, técnicas, nível de habilidade, riscos e procedimentos de segurança.

Busca e Recuperação – Fornecer ao aluno o treinamento e as informações necessárias para selecionar um padrão de busca e um método para atuar em uma determinada área e condições. Realizar a busca usando as técnicas apropriadas. Incluir os temas: problemas, planejamento, métodos, técnicas e equipamentos.

Pequeno Salvamento – Preparar o aluno para recuperar objetos de tamanho pequeno a médio, utilizando limitados ou equipamentos básicos de mergulho autônomo. Incluir os temas: teoria, problemas, riscos, métodos, equipamentos e acessórios, amarrações, cálculos e princípios envolvidos.

Mergulho Profundo e Com Descompressão Simulada – Permitir ao aluno prevenir e antecipar problemas, utilizar conceitos, métodos e equipamentos apropriados para esse tipo de mergulho. O mergulhador deve adquirir os conhecimentos sobre tabelas de mergulho. Mergulho Profundo é o realizado entre 18 e 40m (60 a 130 pés) de profundidade.

Nós vamos muito além de apenas uma carteirinha de MASTER SCUBA DIVER: aqui formamos mergulhadores de verdade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornada Sub Mergulho
Av. Pedro Blanco da Silva, 665 - Jundiaí - SP
Fone: (11) 4586-5051 
jornadasub@jornadasub.com.br

Fotos meramente ilustrativas

Direitos Reservados 2010 - 4Link E-Commerce