PROJETO BURACO DAS ABELHAS / IBAMA / Jardim MS  / Agosto 2006

Uma atividade muito interessante , extremamente técnica, mas que proporciona sensações únicas .
O Brasil possui inúmeras cavidades inundadas , que permitem a prática de mergulho , mas desde 2001 estão fechadas para uso público . Recentemente , com a publicação de uma nova Instrução Normativa , abriu-se uma nova perpectiva , e embreve , com certeza teremos abertos vários destinos para a prática da atividade
.

Jornada Sub, CAVE DIVING, BURACO DAS ABELHAS      Expedição Buraco das Abelhas - IBAMA - MERGULHO EM CAVERNAS

Em Agosto de 2006 , aconteceu a Primeira Expedição Oficial do IBAMA / CECAV para estudos e adequação em uma cavidade natural chamada BURACO DAS ABELHAS, no município de Jardim , Estado do Mato Grosso do Sul . Um marco importante para o futuro do Espeleomergulho no Brasil, o que permitirá a formação de novos mergulhadores de caverna.

Alvanir S. Oliveira JORNADA NAUI       buraco das abelhas

Município de Jardim, Mato Grosso do Sul, Parque Nacional Serra da Bodoquena, Buraco das Abelhas. Este é o endereço da caverna que em breve se tornará a primeira gruta alagada no Brasil apta ao espeleo-mergulho. Desde 2001 que este tipo de cavernas encontram-se fechadas para atividades de mergulho com equipamento autônomo . Tal restrição foi necessária para se regulamentar a atividade no interior das cavidades naturais, que além de muito arriscada poderia também causar danos às mesmas. 
  buraco das abelhas    Buraco das Abelhas 2006   Buraco das Abelhas 2006
Recentemente, foi editada uma nova Instrução Normativa (IBAMA, nº 100/06) com o objetivo de normatizar a atividade e tornar mais dinâmico os processos para liberação de autorizações e mesmo o manejo das cavernas.
   

Pois é justamente com base nos princípios desta nova Instrução Normativa que agora partiu-se rumo ao plano de manejo da Caverna Buraco das Abelhas. Na realidade, os levantamentos de dados foram feitos durante todo o mês de agosto, subsidiarão um documento maior e mais abrangente, o Plano de Manejo do Parque Nacional Serra da Bodoquena. A idéia é estipular com base nas informações geradas, relativas à geologia, geomorfologia, biologia, entre outras ciências, um zoneamento das áreas internas da caverna. A partir de então, elaborar um plano de uso público, instalar a infra-estrutura e pronto, teremos uma caverna alagada no Brasil para que se possa praticar epeleo-mergulho, treinamento, pesquisa e outras atividades que até agora estavam emperradas.
Buraco das Abelhas 2006   Buraco das Abelhas 2006   IBAMA Mergulho cavernas
Para este projeto acontecer , o CECAV precisou contar com o apoio de muita gente. Felizmente existe o Conselho Especializado em Mergulho de Cavernas-CEMEC, criado em 2001 e que assessora o CECAV nos assuntos relativos às cavernas alagadas. É composto por representantes de todas as certificadoras de mergulho que operam no país e que mantenham cursos para ambientes de caverna . Na realidade, o projeto Buraco das Abelhas surgiu dentro deste Conselho, sendo agora encampado num esforço conjunto do CECAV, CEMEC, Parque Nacional Serra da Bodoquena e Prefeitura de Jardim-MS.

Foram 30 dias de mergulhos, cerca de 28 pessoas envolvidas diretamente, centenas de quilos em equipamentos, e água, muita água! Espera-se que com todo este esforço e empenho da equipe, altamente especializada por sinal, o produto seja um plano de manejo modelo, que sirva de exemplo para a elaboração de trabalhos similares em outras cavernas no Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornada Sub Mergulho
Av. Pedro Blanco da Silva, 665 - Jundiaí - SP
Fone: (11) 4586-5051 
jornadasub@jornadasub.com.br

Fotos meramente ilustrativas

Direitos Reservados 2010 - 4Link E-Commerce