HELITROX DIVER
LIMITE 46 METROS DE PROFUNDIDADE
MERGULHOS DESCOMPRESSIVOS HIPERÓXICOS EM ÁGUAS ABERTAS

Mergulhador Técnico com uso misturas hiperóxias à base de Gás Hélio -  HELITROX
Visão Geral e Qualificações

Este curso visa proporcionar a formação e experiência necessárias e adquirir conhecimentos e compreender os perigos de utilizar EANx enriquecido com Hélio para mergulhos na profundidade máxima de 46 (quarenta e seis) msw que pode exigir descompressão por estágios, utilizando misturas EANx e/ou oxigênio durante a descompressão.

Após a conclusão bem sucedida deste curso, o aluno é considerado competente para planejar e executar mergulhos baseados helitrox que podem exigir descompressão por estágios e utilizar EANx e/ou oxigênio para descompressão por estágios sem supervisão direta, desde que as atividades do mergulho e as áreas mergulhadas se aproximem daquelas dos treinamentos.

PRÉ-REQUISITOS
Idade. Mínimo de 18 (dezoito) anos para a parte prática na água.
Certificado como um Mergulhador de Técnicas Descompressivas NAUI ou equivalente.
Este curso pode ser combinado com o Mergulhador de Técnicas Descompressivas NAUI.
Comprovar, pelo menos, 50 (cinquenta) mergulhos registrados com pelo menos 15 (quinze) com EANx.

O instrutor deve assegurar o conhecimento e a capacidade adequada dos alunos antes de qualquer treinamento em águas abertas e deve usar a verificação de habilidades ou outro tipo de avaliação para fazê-lo. Um mergulho em águas abertas (que não conta para o número mínimo de mergulhos necessários para o curso) pode ser utilizado como uma verificação de habilidade prática e ser aprovado na prova escrita do curso de mergulho autônomo NAUI. Isto não é necessário quando as habilidades de mergulho do aluno são bem conhecidas do instrutor.

Regras e Proporções
Um máximo de 4 (quatro) alunos (mergulhos descompressivos)/6 (seis) alunos (mergulhos não descompressivos) por instrutor NAUI em estado ativo é permitido em águas abertas.
O uso de assistentes (Líderes de Suporte Técnico NAUI) com experiência específica em mergulho técnico é recomendado fortemente e aumenta a razão alunos por instrutor para 6 (seis) alunos por Instrutor em estado ativo NAUI.

NÚMERO MÍNIMO DE MERGULHOS.
O número mínimo de mergulhos em águas abertas é 4 (quatro).
Quando combinado com o curso Technical Decompression Diver, o número mínimo de mergulho é 10(dez).

Limitações.
Todos os mergulhos requisitados devem ser executados utilizando a mistura helitrox, e pelo menos 1 (um) deve ser mergulho repetitivo.
A profundidade de treinamento não deve exceder 46 (quarenta e seis) msw .
Nenhum mergulho deve exceder 18 (dezoito) msw até que o aluno tenha demonstrado satisfatoriamente todas as habilidades TECH, a correta configuração de equipamentos NTEC, e gerenciamento das verificações durante os mergulhos em águas abertas.

 Requisitos – Habilidades
Os alunos devem analisar e rotular sua própria mistura de gás para respiração e planejar e executar com segurança cada mergulho.
Planejamento de mergulho deve incluir limites com base em: consumo de gás, exposições a toxicidade de oxigênio, absorção de gás inerte para cada mergulho, e a mistura de gás para respiração.
Cada mergulhador deve demonstrar a troca e isolação um regulador com mau funcionamento, inicialmente em águas confinadas e, quando já for bem executado, em águas abertas, a uma profundidade entre 10 (dez) e 20 (vinte) msw.
Cada mergulhador deve demonstrar a navegação subaquática apropriada para o plano de mergulho.
Durante um mergulho de triagem, que é, além dos 4 (quatro) mergulhos exigidos, os alunos participarão de uma simulação de resgate de mergulhador que inclui a gestão de um mergulhador experimentando toxicidade por oxigênio em baixo d’água.
Em pelo menos 2 (dois) dos mergulhos necessários, ascender com up line e marcador de superfície e executar a descompressão com stage obrigatória ou simulada.

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ESTE NÍVEL DE TREINAMENTO TÉCNICO
Cilindros duplos (cedidos no treinamento ).
Set de reguladores para cilindros duplos com dois primeiros estágios e dois segundos estágios, todos de alta performance, manômetro, mangueira de Power e mangueira de roupa seca (se for o caso). Todas as mangueiras customizadas.
Cilindros S40 ou S80 com rig completo para descompressão no padrão NTEC.
Reguladores preparados para uso com misturas acima de 40% de oxigênio, devidamente configurados no padrão NTEC
01 colete equilibrador tipo ASA (mínimo 40lbs, máximo 55 lbs de lift) com plate e arreios padrão NTEC.
02 profundímetros com timer.
01 prancheta de punho (speed table) e uma para bolso (tipo caderneta / wet note).
01  lift bag 50 lbs (preferencialmente amarelo) com válvula de exaustão.
01 deco marker (preferencialmente laranja) com válvula de exaustão.
02 carretilhas tipo spool, com no mínimo 30m de cabo (recomendado 45m).
02 instrumentos de corte (faca tipo Z, tribolite e/ou tesoura).
02 jogos de set ups (rigs) para cilindros de descompressão.
01 lanterna principal tipo cânister e 02 lanternas reservas.

Recomendamos o uso de roupa seca, devido aos tempos de imersão envolvidos. Neste caso, é necessário o uso de 01 cilindro extra de argônio com regulador.
Recomendamos nadadeiras compatíveis com o arrasto promovido pela configuração.
Cilindros, reguladores de stage e lanterna tipo canister, poderão ser locados durante o treinamento. Os demais equipamentos devem ser do próprio aluno.

Equipamentos que o aluno tem de possuir: nadadeira, máscaras, roupa, lanternas reservas, spools, deco marker e lift bag, instrumento de corte e timer/profundímetro (ou computador de mergulho).

Equipamentos que podem ser locados (para as aulas de águas abertas, pois na piscina emprestamos sem custo): asa, set de reguladores,  set de reguladores para cilindros de deco, lanterna tipo cânister.

 Instrutor Técnico RESPONSÁVEL
Alvanir Silveira de Oliveira "JORNADA"
NAUI  CD #19845

 

[1] Oxygen Tolerance Units
[2] Unit Pulmonary Toxicity Dose
[3] Ou off-effect, perigo associado com a toxicidade do oxigênio CNS, podem ocorrer vários minutos após o mergulhador eliminar gás ou experimenta uma redução da pressão parcial de oxigênio. Manifesta-se pelo aparecimento ou agravamento de sintomas de toxicidade do oxigênio no SNC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornada Sub Mergulho
Av. Pedro Blanco da Silva, 665 - Jundiaí - SP
Fone: (11) 4586-5051 
jornadasub@jornadasub.com.br

Fotos meramente ilustrativas

Direitos Reservados 2010 - 4Link E-Commerce