BONITO MS

A Jornada Sub monta seu pacote completo para conhecer um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil: A região da Serra da Bodoquena. Basta entrar em contato e escolher as melhores opções de hospedagem e de passeios.
Kadu pinheiro_jornada sub_bonitoMS_cave diving_abismo anhumas alvanir_jornada sub_bonitoMS_Lica_caiman scuba_
alvanir_jornada sub_bonitoMS_tamandua alvanir_jornada sub_bonitoMS_NAUI flag
alvanir_jornada sub_bonitoMS_jacaré_recanto do prata Kadu pinheiro_jornada sub_bonitoMS_araras

Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.

São dezenas de opções de turismo ecológicamente correto e de um contato muito interessante com a natureza. Mergulho com equipamento scuba é oferecidas pela operadora Caiman Scuba Dive  (NAUI FACILITY), no Rio Formoso e no Rio da Prata, além da Lagoa Misteriosa (formação única e de beleza incomparável).

A cidade está em meio a um dos vales de planalto da Bodoquena, cuja rocha predominante é o calcário. Entre tais rochas, há grutas e cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. No subsolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicabornato de cálcio e magnésio. Apesar disso, as águas continuam incolores.

O mergulho em cavernas foi uma atividade muito praticada na década de 90, e está na eminência de ser novamente reativado.

Os rios da região tem origem em rochas calcáreas. Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. E o motivo para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principálmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Ahumas, Olaria e Miranda.

alvanir_jornada sub_bonitoMS_dourado_recanto do prata alvanir_jornada sub_bonitoMS_Lica_recanto do prata

Nas regiões mais montanhosas de Bonito, estas águas vão descendo pelos morros. Ao encontrarem algum obstáculo, o cálcio que estava na água precipita. Pouco a pouco se forma uma queda e, em alguns anos, temos uma cachoeira. Bonito possui cachoeiras com características peculiares: são cachoeiras de tamanho reduzido, com volume de água também reduzido. Há momentos em que essas cachoeiras aumentam de tamanho. Outra peculiaridade, além de cachoeiras, são as plantas que crescem sobre elas. O que faz o visitante ter a impressão que as cachoeiras estão vivas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornada Sub Mergulho
Av. Pedro Blanco da Silva, 665 - Jundiaí - SP
Fone: (11) 4586-5051 
jornadasub@jornadasub.com.br

Fotos meramente ilustrativas

Direitos Reservados 2010 - 4Link E-Commerce